28 de maio de 2019

Confira algumas dicas para melhorar seu desempenho

A dedicação aos treinos é fundamental para os resultados, mas correr bem também implica adotar outros hábitos saudáveis, quem envolvem o sono, a alimentação e a proteção.

Mantenha a regularidade
A quantidade de treinos que você precisa fazer varia conforme a prova e o objetivo, mas raramente é menor do que três por semana. Lembre-se que a atividade física regular gera adaptações no organismo que desenvolvem a capacidade aeróbica, a força e a potência muscular, melhorando a resistência e velocidade na corrida.
Durma bem
Dormir mal influencia negativamente no desempenho de várias atividades, inclusive a corrida. Uma boa noite de sono é importante para reparar o desgaste físico e emocional do corpo durante o dia. Além disso, enquanto você dorme, o organismo libera substâncias essenciais para a performance. Uma delas é o GH (hormônio do crescimento), que atinge seu pico de produção na primeira fase do sono. Esse hormônio evita o acúmulo de gordura e é importante para a construção muscular e para o combate à osteoporose.
Alimente-se bem
Ter uma dieta balanceada, com consumo de frutas e outros alimentos saudáveis, é benéfico para qualquer pessoa – e contribui para seu condicionamento físico, garantindo mais disposição e energia durante o exercício. Se desejar, procure um nutricionista, para definir os horários e porções ideais para você.
Fique atento(a) ao clima
A temperatura e a umidade do ar, aliadas a uma hidratação ineficiente, podem interferir no seu desempenho e até causar problemas mais graves. Em dias de sol, não esqueça do boné, do protetor solar e de tomar bastante água. Vista roupas com tecidos tecnológicos, próprios para a prática esportiva: elas transportam o suor para a parte de fora da peça.
Ande de bicicleta
Entre um treino e outro, ande de bicicleta. A pedalada fortalece as coxas e melhora a capacidade do joelho de amortecer o impacto da corrida. Além disso, para pedalar, usamos quase os mesmos músculos que deveríamos usar na corrida. Melhor que isso: usamos todos eles de forma alinhada, com poucos ou nenhum desvio das articulações. Resumindo, andar de bicicleta pode ser visto como um treino educativo associado a um potente treino de melhora na biomecânica da corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *